3 de abril de 2015

Opinião sobre o filme Velozes e Furiosos 7




Olá. Hoje assisti o filme Velozes e Furiosos 7, data de sua estreia nos cinemas, e gostaria de compartilhar o que achei.

Antes, para melhor compreensão sobre a minha expectativa para o filme, esclareço que já havia assistido há algum tempo todos os anteriores, mas decidi reassisti-los recentemente para me preparar para este novo filme.


- - c o m e ç o - - - - d o - - - - r e s u m o - - - - d o s - - - - f i l m e s - - - - a n t e r i o r e s -

Basicamente, nos filmes anteriores evolui a ideia de que o grupo de pilotos liderado por Dominique Toretto (Vin Diesel) é uma família, sendo Brian (Paul Walker) seu grande parceiro.

No primeiro filme, Brian é um policial que se infiltra no submundo dos rachas para investigar a atividade e acaba iniciando uma amizade com Dom, que descobre a verdadeira identidade de Brian e o expulsa do grupo.

No segundo filme, Brian atua como policial na cidade de Miami e no terceiro filme, Dom faz uma pequena participação no final do filme Desafio Tóquio.

No quarto filme, novos e antigos integrantes se reúnem, inclusive Brian, que abandona a carreira policial.

No quinto filme, a família se reúne mais uma vez e conseguem se dar muito bem financeiramente na cidade do Rio de Janeiro.

No sexto filme, eles enfrentam Owen Shaw, um perigoso mercenário. Porém, após ser derrotado, desperta em seu irmão, Deckard Shaw, o desejo de vingança, cerne para os eventos do sétimo filme, em cartaz nos cinemas.

- - - f i m - - - - d o - - - - r e s u m o - - - - d o s - - - - f i l m e s - - - - - a n t e r i o r e s - - -

Pois então, minha expectativa era altíssima e, sinceramente, achei muito bom o filme.

Sobre a história, começou com um lado mais melancólico, com um ar de tristeza. Personagem que morre, outro que perde a memória, a casa de Dom sendo explodida, enfim, uma sucessão de eventos tristes.

Então, em pleno velório, começa a primeira perseguição de Dom ao vilão Shaw e, daí em diante, a paulera foi total.

Consultando a minha memória, este foi um dos filmes com mais cenas de ação que me lembro. E nos intervalos sem cenas de ação, ótimos diálogos.

Uma observação: foi um filme muito mais "furiosos" do que "velozes". Sobre o "furiosos", cenas de duelos tiveram várias, com socos pra todo lado. Sobre o "velozes", há muitas situações em que carros são utilizados, mas não necessariamente em disputa de corrida.

Efeitos especiais a todo momento, do jeito que eu gosto. Sabe aquele filme que a gente diz, "olha a mentira. Dessa altura que ele caiu, qualquer um teria morrido". Isso se repete o filme inteiro, várias vezes. Só achei que os personagens acabavam se recuperando rápido demais, tipo, "limpa a poeira do paletó e está pronto pra outra", mas tudo bem.

Sobre a carga emocional, achei o filme sensacional. Muitas horas engraçadas e outras para se fazer pensar e refletir. Inclusive, o final achei lindíssimo, de muito bom gosto, bem sutil e simbólico, com belas palavras.

Gostei das músicas. Gostei que mencionaram Desafio Tóquio neste filme. Gostei da atuação dos atores e do vilão. Gostei do excesso de explosões. Minha cara este filme.

Sobre Desafio Tóquio (Velozes e Furiosos 3), fiquei feliz que aquele garoto do filme tenha feito uma aparição, de leve, mas muito útil para relacionar este filme aos demais.

Um ponto que me favoreceu na surpresa do filme foi que eu não assisti a trailers ou li sinopses ou qualquer outra coisa do tipo. Fui de mente aberta (admito apenas que sabia que haveria uma cena em que cairiam carros do céu). Assim, as cenas de ação achei todas surpreendentes e show.

Contudo, confesso que na sequência já perto do final, em que um drone persegue (caça) eles, achei meio estranho. Meio diferente de tudo, não sei como explicar. Acho que esperava uma cena de corrida e não uma máquina atrás deles, mas foi muito massa. Algo novo na série e que certamente, se eu assistir de novo o filme, vou achar muito massa.

Também não sabia sobre a tecnologia utilizada para fazer com que Paul Walker "ressuscitasse" e me surpreendi logo após sair do cinema ao saber que ele havia gravado apenas parte do filme antes de seu falecimento. O resto, foi tudo computação.

Não tem como saber quando a cena foi gravada por ele e quando foi alterada por computação, manipulação de imagens e dublês tamanha a perfeição.

Para quem é fã da série e assistiu tudo, super recomendo. Já para quem vai assistir Velozes e Furiosos meio que sem conhecer os outros filmes, certamente perderá alguns detalhes que remetem aos episódios anteriores, mas, ainda assim, terá um bom filme de ação extrema, do começo ao fim, no maior estilo 007 ou Missão Impossível, só que com mais ação (acredite).

Enfim, para concluir minha opinião sobre este ótimo filme, pela cena final, acho até que caberia encerrar a série por aqui (ficaria bem adequado). Palavras bonitas, aquele "olhar no horizonte", "as estradas da vida", e tal, tudo dotado de muita carga simbólica emocional que faz bem para a alma.

Contudo, já li por aí que há planos para mais filmes, então que sejam tão bons quanto este. E eu estou sempre dentro quando se trata desta ótima série, que no início falava da paixão por carros e agora trata do amor de uma maneira muito mais humana.


Nenhum comentário: