11 de junho de 2014

Experiência como voluntário da Copa 2014



Olá. Estou aqui mais uma vez para tratar desta Copa do Mundo de 2014 no Brasil, porém, mais especificamente para comentar do meu trabalho de voluntário na sede de Cuiabá/MT, minha cidade de nascimento e residência (moro do lado, em Várzea Grande). Antes de mais nada, gostaria de explicar que ser voluntário é fazer algo em que você acredita independente das opiniões dos outros, sobretudo as negativas.

Enfim, eu, como muitos garotos de todas as idades, acompanho tudo que se relaciona a copas do mundo, sendo, no meu caso, desde a de 1994. Então, como eu poderia ser doido de não participar desta que ocorre no meu país e na minha cidade? Assim, mais que depressa me inscrevi para ser voluntário, sem, contudo, querer perder a oportunidade de também assistir aos jogos no estádio.

Foram várias etapas, desde a inscrição até a aprovação, que ficou restrita a 15.000 voluntários no Brasil, sendo 400 em Cuiabá. A função que me foi designada foi a de Credenciamento e Controle de Acessos, ou seja, fazer a fiscalização dos voluntários nas dependências do estádio. Contudo, por eu ter comprado ingresso para os 4 jogos daqui, tive que me concentrar no setor de credenciamento.

Em Cuiabá, as atividades do meu setor se iniciaram em 26 de maio, sendo que eu apenas comecei no dia seguinte, e com previsão para encerramento em 25 de junho, exatamente um mês depois. No total, fui escalado para trabalhar 14 dias, sendo que até hoje já trabalhei 9 dias (27 e 29 de maio e 02, 03, 05, 06, 08, 09 e 11 de junho), sempre das 09:00 às 18:00.

Recebemos uma jaqueta de frio, duas camisetas, uma calça, três pares de meias, um boné e um par de tênis, todos oficiais da adidas, além de uma mochila patrocinada pela Johnson e Johnson. Também já ganhamos catão para almoçar, cartão de descontos em lojas do McDonalds, vale transporte referente aos dias de trabalho, refrigerante e água fornecidos pela Coca-Cola, além de brindes, como o nosso passaporte da copa.

O meu serviço em si pode ser considerado o mais burocrático de todos os disponíveis para os voluntários, o que pode acabar sendo monótono, porém, pelo menos ficamos no conforto do ar-condicionado durante todo o dia do escaldante calor de nossa cidade. Além disso, pode-se dizer que todos terão que passar pelo nosso setor, pois somos os responsáveis pela confecção das credenciais e, sem elas, nem a presidente do Brasil pode entrar no estádio.

No ensejo, pessoas ilustres como o governador Silval, o prefeito de Cuiabá Mauro, além de autoridades das mais diversas esferas, já passaram por nós. Apenas não pudemos conhecer os jogadores das seleções, pois estes são os únicos desobrigados de retirarem pessoalmente suas credenciais, mas, ainda assim, estas foram produzidas por nós, como a da seleção da Austrália, que fará seu jogo de estreia na copa em nossa cidade.

Basicamente, nosso serviço consiste em consultar o cadastro do indivíduo, depois tirar uma foto e, por fim, fazer a montagem da credencial. Em outro caso, quando há dados que necessitam ser corrigidos, também fazemos a alteração. Contudo, apesar de sermos os responsáveis pela emissão das credenciais, não somos autorizados a cadastrar ninguém, apenas a emitir credencial de quem já tenha sido registrado pelo COL-FIFA diretamente no Head-Quarter do Rio de Janeiro.

Outro ponto de destaque é o Centro de Voluntários, em que almoçamos e passamos alguns minutos a mais para descontrair. Temos à disposição um PS3 com o jogo oficial da Copa do Mundo, uma mesa de ping-pong, dois pebolins. Há a promessa de que em dias de jogos haverá ações promocionais dos patrocinadores, mas, como ainda não houve nenhum jogo, só nos resta aguardar.

Por fim, e o melhor de tudo, hoje fizemos um ensaio de como será a entrada dos árbitros e jogadores no estádio. Com direito a hino da FIFA e câmeras espalhadas em todos os cantos, nos sentimos os verdadeiros astros do evento. Foi uma emoção que não se pode resumir em palavras a sensação que passamos ao nos posicionarmos para entrar em campo e depois subir os degraus caminhando perfilados, exatamente como as seleções fazem nas transmissões de TV, com direito a nossas imagens serem reproduzidas no telão do estádio.

Está valendo muito a pena esses momentos que tenho passado como voluntário da Copa, apesar das críticas da alguns (cada vez menos) e do cansaço ao final do dia. Espero que esta Copa seja um sucesso e que minha experiência seja levada comigo para sempre e que possa servir para eu me tornar uma pessoa ainda melhor.

Nenhum comentário: