24 de junho de 2014

Expectativas para o encerramento


Gente, hoje é em tese o último dia do serviço voluntário na sede de Cuiabá para a Copa do Mundo Brasil 2014. Isso, porque o último jogo da cidade será nesta data, a partir das 16 horas, com abertura dos portões às 13:00, com a realização da partida Colômbia Vs. Japão.

A Colômbia já está classificada por antecipação e o Japão deve vencer por dois gols de diferença e ainda torcer por um empate ou vitória simples da Grécia na partida contra a Costa do Marfim, o que é meio difícil de acontecer. Assim, creio que o jogo será morno, mas espero que seja inflamado, apesar das pretensões a serem alcançadas por ambas as equipes.

Por sinal, a movimentação na cidade para a partida de hoje está intensa, com muitos colombianos e japoneses tomando as ruas, assim como aconteceu com os chilenos e demais países. Contudo, a previsão é de que este será o jogo com maior público e ingressos estão muito valorizados. Há rumores inclusive que Shakira, a intérprete da música tema da Copa de 2010, virá.

Apesar de alguns voluntários ainda terem sido escalados para trabalharem até o fim desta semana, hoje também é considerado o último dia porque depois do jogo será realizada uma confraternização no Centro de Voluntários, com entrega de certificado, medalha e festinha para celebrar o sucesso de nossa participação. A previsão de início é para as 20 horas até a meia-noite.

Com relação ao jogo passado, o terceiro realizado por aqui, em 21 de junho, fomos eu, minha esposa e os pais dela, que se divertiram muito com o clima do estádio. Por sinal, até o momento, este foi o jogo com maior público pagante, com mais de 40 mil espectadores, com cerca de trezentas pessoas a mais em relação à primeira partida.

Sobre o jogo, esperava que fosse mais animado quanto a gols, porém, com uma vitória pelo placar de 1-0 da Nigéria frente a Bósnia, vimos os jogadores europeus desabarem no chão após o término da partida e o fim antecipado de suas pretensões em sua primeira participação em copas.

A partida até que foi movimentada, mas a Bósnia não conseguiu superar a defesa africana, nem tanto pela zaga, mas mais pela ineficiência de seu ataque, sobretudo, do badalado e sem expressão Dzeko, que errou muitos gols e não demonstrava desapontamento nenhum por isso. Confesso que fiquei com dó dos demais jogadores que lutaram muito para criar situações de ataque. Ainda, porque a Bósnia teve um gol legítimo mal anulado pela arbitragem e que poderia ter mudado o destino das equipes.

Pelo outro lado, a Nigéria também atacou muito, mesmo tendo feito seu único gol ainda cedo. No fim das contas, um empate seria mais justo pelo andamento do jogo, porém, pelo carisma da torcida, os nigerianos cativaram muito mais a torcida brasileira e acabaram conquistando a maioria dos presentes.

Agora é esperar para ver o que nos espera neste encerramento de Cuiabá na Copa do Mundo 2014, que tem evoluído jogo a jogo e já é apontada como uma das melhores sedes em vários aspectos, sobretudo pela nossa participação, os voluntários.



Nenhum comentário: