19 de abril de 2013

Animes que você deve assistir: Naruto Shippuuden

 
 
O Japão é famoso por muitas coisas aos olhos dos ocidentais: pela disciplina de seu povo, pela tecnologia, por suas tradições e também pela cultura dos mangas e dos animes. Tratando especificamente deste meio de entretenimento tipicamente japonês, cabe destacar que os autores que começam a fazer sucesso com suas obras passam a receber o status de mestre, sendo este o caso, com justiça, de Masashi Kishimoto.

Afinal, Naruto Shippuuden, que dá continuidade aos eventos da série original, trata-se de uma obra no maior estilo de “O Senhor dos Anéis”, mas, claro, guardadas as proporções. Mas como assim? Bem, o mundo criado pelo autor é ricamente detalhado em vários aspectos, sendo geograficamente dividido em países, que possuem vilas, que abrigam diversos clãs de família. O sistema político, a economia, a cultura e tradições são outros elementos que tornam a rica obra de Kishimoto uma experiência raramente vista em outros mangas ou animes. Ou seja, um novo mundo para passarmos nossos dias.

Recomendo Naruto àqueles que queiram acompanhar uma série com história profunda e com relacionamentos bastante intensos entre os personagens, que se traduzem em muitas lições para aplicarmos inclusive em nossa vida cotidiana. Disputas e alianças entre os países fazem parte da trama, sendo contadas por personagens muito bem construídos e que facilmente caem no gosto de quem assiste. Trata-se de uma série com muitos personagens excessivamente carismáticos e criativos.
 
Naruto e seus amigos prontos para a luta

Mas como o nome já diz, o astro deste anime é mesmo o Naruto, e em Shippuuden, vemos a continuação do seu crescimento pessoal e sua luta para se tornar Hokage. Para esclarecer, o mundo da série é composto por vários países, sendo que cinco deles se destacam pelo poder de defesa que possuem, ou seja, pelo exército de ninjas que conseguiram formar. Cada um destes países possui uma vila principal, cuja liderança cabe ao Kage, sendo o Hokage o correspondente na Vila Oculta da Folha, casa do Naruto.

Mas ele, agora adulto, sabe que sua ambição deve vir em segundo lugar, pois possui mais responsabilidades do que antes. Primeiro, porque ele carrega toda a esperança de sua vila, do seu país e de todo o mundo ninja em suas costas, sobretudo por possuir o poder da lendária raposa de nove caudas. Depois, porque ele não foi capaz de evitar que seu melhor amigo, Sasuke, perdesse a razão para se tornar um assassino vingador.

A série começa com muitos personagens e agrega no decorrer dos episódios outros incontáveis com perfis interessantíssimos. Passamos a nos identificar mais com alguns e começamos a torcer para que ganhem mais destaque, mas o fato é que o centro das ações sempre retorna para Naruto ou Sasuke.
 
Naruto X Sasuke = ação de primeira

Para Naruto, pesa o poder da raposa que ele carrega consigo, tornando-o alvo da organização criminosa Akatsuki, liderada pelo poderoso Pain, que busca se aproveitar da força superior que ela entrega ao seu portador. Ao mesmo tempo que ele tem confrontos ferozes contra os membros da organização, deve lutar interiormente para não ter seu espírito devorado pela criatura.

Para Sasuke, seus movimentos são todos direcionados à traição do seu irmão Itachi ao próprio clã, quando dizimou todos os seus entes e liberou somente o próprio Sasuke da morte. Com a alma de um vingador, ele busca a todo custo adquirir mais poder para eliminar todos aqueles que entrem em seu caminho. Assim, Naruto sabe que é o único que pode interromper o ódio de seu amigo, ainda que isso possa custar a vida de ambos.
 
Parece muita gente, mas você vai decorar cada nome rapidinho

A trama é longuíssima, sendo mais de 600 capítulos já lançados no manga e mais de 300 episódios em anime, mas de modo algum cansa aqueles que se disponham a mergulhar em uma história cheia de reviravoltas, inclusive com a morte de membros importantes no staff dos personagens principais. Tenho somente uma ressalva quanto à versão em anime: os fillers. Após assistir a alguns, percebi o quanto são desnecessários. Assim, resolvi criar um miniguia especificando somente os episódios que correspondem aos mangas lançados.

Episódios que seguem o manga: 1 ao 56 // 72 ao 89 // 113 ao 143 // 151 ao 169 // 172 ao 175 // 197 ao 222 // 243 ao 256 // 261 ao 270 // 272 ao 278 // 282 ao 283 // 296 ao 302 // 321 ao 326 // 328 ao 346 // 362 ao 375 // 378 ao * a série ainda está sendo lançada.

Obs. Alguns episódios possuem tanto partes da série no manga como outras filler. Nesses casos, optei por considerar não filler.

Não quero mais entrar em detalhes para não estragar a emoção que é acompanhar com entusiasmo cada capítulo e ser surpreendido a cada episódio. Se você já acompanha a série, já sabe do que estou falando; se parou no meio do caminho, faça um favor a si mesmo e retorne; mas se você nunca começou a ler ou a assistir por que acha muito longa a série, deixe de preguiça, planeje os seus dias e não deixe de conhecer um personagem que mesmo nas piores adversidades, no sentido mais humano da palavra, sempre procura se superar e agir positivamente.
 
 
Post atualizado em 21/10/14 com a relação de episódios que seguem o manga, ou seja, episódios que não são fillers.

Nenhum comentário: