26 de maio de 2014

Um olhar sobre o Brasil em tempo de Copa do Mundo

 

A população brasileira, aparentemente, está mais indignada do que animada com este evento que acontecerá no país, neste que deveria ser tratado como um momento histórico. A contrariedade ocorre sobretudo por parte dos inconformados, que acham que a corrupção no Brasil aconteceu por causa do evento. O fato é que a corrupção sempre existiu, só que acabou ficando em destaque por causa das grandes obras que foram necessárias para se sediar a Copa do Mundo.


Da mesma maneira, outro ponto negativo, principalmente na minha cidade - Cuiabá-MT - foram os atrasos na entrega das obras. Houve claramente a falta de priorização, já que obras pouco relevantes foram igualmente iniciadas junto a outras que deveriam ser prioridade, de modo que nem uma nem outra acabaram sendo concluídas. Isso, sem mencionar outras que já deveriam estar prontas há décadas e que sequer foram iniciadas.

 
Não há que se questionar por que existem tantos "antis", já que nada foi feito adequadamente por aqueles que estão no poder. Apesar da Copa estar bem próxima, aqui em Cuiabá nem parece que vai sediar jogos, pois está mais parecendo um lugar que recebeu uma guerra do que um que receberá um evento de futebol. A única coisa que está de fato pronta, apesar de ressalvas em várias alas internas, é o estádio e seu entorno, sendo o mínimo necessário para a realização dos jogos.

 
Inscrevi-me para ser voluntário nesta Copa e ouvi muitas críticas pela minha simples decisão de querer trabalhar no evento, porém, de que adianta eu ficar lamentando a situação se não vou fazer nada para mudar? Acho engraçado as pessoas quererem se reunir em praças, segurando faixas de protesto e gritando para somente outros manifestantes ouvirem e achar que isso vai resultar em alguma coisa. No máximo, deixam apavoradas as pessoas de bem, pois os políticos riem e aplaudem essa atitude, sabendo que nas próximas eleições, basta comprar muitos votos que estarão no poder de novo.

 
Sinto vergonha do Brasil por estas coisas. Sobre a Copa, espero que o fator humano possa deixar uma boa imagem naqueles que visitarem nosso país. Sobre a mentalidade do brasileiro, espero que percebam a tempo que problemas internos devem ser resolvidos internamente. É o voto, minha gente, que pode mudar o país.


Nenhum comentário: