Se você procura um anime que possua uma história bem construída, com personagens fortes e cheios de personalidade, capazes de cativar e frequentemente fazer abrir um sorriso em seu rosto, este é Naruto. Para aqueles que não conhecem, somente ouviram falar ou acompanharam apenas alguns episódios, vale muito a pena esta série. Porém, antes de prosseguir, gostaria de esclarecer que a serie Naruto possui 220 episódios na sua fase "infantil" e já passa de 300 episódios em sua fase "jovem", também chamada de Shippuuden. Completo dizendo que neste espaço, me refiro especificamente à primeira fase do anime.
Na verdade, não gostaria de contar nada sobre a história para não estragar a surpresa de quem não conhece a série, mas concordo que fica estranho alguém querer assistir (ou ler) se não houver ao menos uma sinopse. Então vamos. Naruto é o nome do personagem principal, uma criança órfã e hiperativa, que é rejeitada pela sociedade por conta da "maldição" que carrega dentro de si. Trata-se uma figura lendária, a raposa de nove caudas, que afligiu à Vila da Folha, localizada no País do Fogo, enquanto Naruto ainda era bebê. Como meio de controlar a força da raposa, esta foi selada dentro do personagem que dá nome à série.
Raposa de 9 caudas
Falar do ocorrido era um tabu na vila e, por isso mesmo, Naruto não conseguia entender o porquê de ser tão desprezado pelas pessoas, sendo que nem ele mesmo sabia que havia o espírito da raposa dentro de si. De início, o argumento central da série é a superação, já que o personagem espera ser aceito pela sociedade um dia, ainda que ele não tenha feito nada para ser tão desprezado. Em um momento futuro, outra motivação ainda mais forte surge: a amizade.
Além destes pontos centrais da trama, existem diversos aspectos que poderiam explicar o sucesso desta série, no Japão e no mundo, mas cada pessoa poderia revelar uma resposta. Assim, vou comentar do meu ponto de vista os elementos que considero fundamentais para eu ter me interessado neste valoroso manga/anime. Porém, inicialmente, um fator que pode afastar algumas pessoas de acompanhar Naruto, que inclusive foi o meu caso por um bom tempo: a quantidade de episódios já lançados.
Quem se enquadrar neste quesito, trate de rever seus conceitos e pense em Naruto como uma obra prima de um gênio de nome Masashi Kishimoto, que deve ser apreciada com muito gosto e admiração. E por que eu digo isso? Simplesmente porque o cara não dá furos na história e nem abre margem para duplas interpretações ou situações que não fazem sentido. E não se trata de um anime raso, mas um mundo com seus países e suas vilas, cada uma com suas características peculiares, suas instituições, sua cultura, sua economia e seu povo, composto por civis e pelos ninjas, que são ordenados segundo uma hierarquia e se dignam a proteger a vila e, mediante pagamento, realizar missões diversas.
Correndo para a próxima missão
Sobre a história, é impressionante a capacidade do autor de explicar aquilo que acontece nos primeiros episódios cerca de uns duzentos episódios depois, ficando claro que ele já havia pensado em tudo desde o início. Só assistindo mesmo para entender o que digo. Acerca dos personagens, outro motivo para se surpreender com a capacidade do autor. Todos (e são muitos) possuem personalidades únicas, grau de afinidades e motivações próprias, que nos fazem tomar partido de seus dilemas e nos alegrar em suas vitórias. Para exemplificar, seria uma novela em forma de anime, mas muito melhor que qualquer uma que você já tenha assistido.
Comecei lendo o manga, que acompanho praticamente desde o início, mas os animes apenas recentemente estou assistindo, e o mais rápido que posso para alcançar logo a série no Japão. Sobre o manga, é sensacional. Para quem curte personagens fortes, golpes diversificados, lutas emocionantes, reviravoltas na história, momentos engraçados e outros bastante tensos, achou o que procurava. Sobre o anime, admito que não seja o que possua o traço mais belo ou as melhores músicas de fundo, mas estão em nível bastante aceitável levando-se em conta a periodicidade de um episódio por semana, além dos toques de guitarra que tornam a experiência energizante.
Naruto: esse cara sou eu
Quanto à história no anime, possui 220 episódios, mas recomendo que seja assistido até o episódio 135 e depois encerrar com a metade final do episódio que fecha a fase "infantil" de Naruto. Entre os episódios 136 a 220 (a primeira metade), não há relação com a história original escrita pelo autor, os chamados fillers. O episódios 26, 59, 97, 101 a 106 também são fortemente dispensáveis. Ao final pode-se até pensar que seja um contrassenso alguém que elogia tanto um anime recomendar que vários episódios não mereçam ser assistidos, mas podem confiar no que digo, pois são muito fracos esses fillers e compensa completar logo a fase "infantil" para iniciar a ainda mais sensacional fase Shippuuden.
Naruto também é legal porque rende muitos jogos de videogame, com qualidade bem acima da média em relação a outros animes que lançam jogos. Para quem curte jogos, é a escolha certa. Eu particularmente, zerei todos desde o PS2, XBOX 360 e PS3. Se servir de sugestão, a série de jogos Naruto Storm, 1, 2 e 3, está sensacional.
Jogo exclusivo de PS3
No mais, não sei se fui capaz de convencer mais alguém a assistir. Não se trata de um anime curto, com resoluções rápidas para os problemas (podem perdurar por vários episódios) e com finais sempre felizes, mas possui um propósito maior e que sempre faz todo sentido no final. E se você acredita que animes servem para nos passar lições de vida por meio de obras de ficção, Naruto certamente conseguirá torná-lo uma pessoa melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário