A construção está localizada a leste do Fórum Romano e foi construída com 80 entradas em arco que permitiam fácil acesso para 55.000 espectadores. Vespasiano ordenou que o Coliseu fosse construído no local do palácio de Nero, a Domus Aurea, para dissociá-lo do odiado tirano. Seu objetivo era ganhar popularidade, encenando combates mortais de gladiadores e lutas de animais selvagens para exibição pública.
Em Saint Seiya, uma réplica do coliseu foi construída em Tóquio para abrigar os combates da Guerra Galática. A ideia dos espetáculos permaneceu, sendo os gladiadores e animais substituídos pelo cavaleiros, que lutavam, em tese, pela posse da sagrada armadura de sagitário, e o entretenimento passou a ser televisionado para todo o mundo.
O Coliseu de Tóquio era mais uma das inúmeras propriedades da Fundação Graad, herdada por Saori Kido de seu avô. Seu aparato tecnológico estava entre os mais avançados do mundo, incluindo seu painel eletrônico, muito parecido com os utilizados em jogos da NBA. Entre outras funções, era capaz de calcular a força e a temperatura dos golpes, de mostrar replays de vários ângulos, além de transmitir ao vivo os combates.
Telão ao fundo
Painel que mede a temperatura
A cúpula da construção era retrátil, sendo fechada no momento das lutas, com a abóbada ilustrando as constelações do céu. Na apresentação das regras do torneio, uma representação holográfica de Saori Kido foi projetada, enfatizando ainda mais os recursos tecnológicos presentes no Coliseu de Tóquio. Um resgate da história mundial atualizada para os nossos atuais dias de modernidade.
Imagem holográfica da Saori
Informações sobre o Coliseu de Roma retiradas do site http://www.rome.info